PRODUCT LIFECYCLE MANAGEMENT (PLM)

Product Lifecycle Management (PLM) ou gestão do ciclo de vida do produto, refere-se à criação e gestão de uma base de dados colaborativa que permite gerir todo o processo de vida de qualquer tipo de produto através do software PLM Windchill. Todos os departamentos compartilham dados específicos sobre as diferentes fases do ciclo de vida do produto, reunindo todos os dados num mesmo local.

O Windchill não é apenas uma tecnologia, o software PLM oferece uma visibilidade e abordagens que tratam com a maior importância cada etapa do processo de produção e desenvolvimento. Oferece uma visão ampla sobre as opções e variantes e diversas formas de integração.

Case de Sucesso Imodrill: PLM na Indústria de Moldes [Vídeo]

Destaques

Gestão de listas de materiais

Permite criar e gerir listas de materiais (BOM) complexas, acessíveis a vários departamentos dentro da organização, permitindo controlo e maior agilidade nas diferentes fases de desenvolvimento do produto.

Gestão de versões

As alterações são comuns no processo de desenvolvimento de produto. A gestão de versões garante coordenação no planeamento, implementação e validação das alterações no projeto ou em processos relacionados ao produto.

Gestão de alterações

Reduz erros e evita atrasos agilizando os processos de alteração. Reflete automaticamente as alterações em toda a cadeia de desenvolvimento: projetos CAD, e-CAD, listas de materiais (BOM), especificações, folhas de inspeção e documentação genérica.

Gestão de requisitos

Os requisitos definem os produtos, por isso, é preciso associar esta informação de forma que todos os envolvidos no seu desenvolvimento tenham acesso aos dados sempre corretos.

Gestão documental

O software PLM agrega e gere os dados dos produtos, garantindo que estes são transmitidos aos usuários no contexto correto ao longo do seu ciclo de vida. Estes dados incluem modelos CAD (Creo, Inventor, Solidworks, CATIA, NX, etc.), informações de peças, instruções de produção, requisitos, notas e documentos genéricos.

Análise e relatórios

A tecnologia do Windchill permite gerir informação e documentos relacionados com os produtos, mas não apenas isso. Uma das suas funções é analisar os dados e produzir relatórios específicos e orientados para a função de cada utilizador.

Gestão de opções e variantes

Parte importante da gestão do ciclo de vida dos produtos tem relação direta com a definição e gestão de opções e configurações dos produtos. Estas definições de opções e configurações podem ser reutilizadas em várias famílias de produtos, reduzindo tempo e custos dos projetos.

Gestão da qualidade

O Windchill permite definir fluxos de trabalho orientados para a coleta e compartilhamento de dados entre departamentos. Todas essas informações são armazenadas no software de PLM, conseguindo assim uma única fonte de informação, o que simplifica a gestão da qualidade.

Quer saber mais sobre o PLM Windchill

e o que ele pode fazer pela sua empresa?


Solicite mais informações preenchendo o cadastro abaixo: