Inovar na indústria da mineração, especialmente de forma sustentável, não é tarefa simples. Os recursos minerais são aplicados a inúmeros processos de diversas áreas da indústria e em produtos para atividade do mundo moderno, como em produtos eletrônicos, maquinários, fertilizantes e medicamentos1. Devido a essa grande demanda da indústria de mineração, se faz necessário revisar os fatores de impacto ambiental e social para o desenvolvimento mais sustentável desse mercado, que possibilite diminuir os riscos e aumentar a eficiência da produção de minérios e derivados.

Além dos impactos de barragens, a mineração precisa enfrentar desafios relacionados a custos de manutenção de maquinário, por conta dos esforços físicos que promovem os desgastes na estrutura, além da geração de poluentes atmosféricos envolvidos na produção de minério. Esses impactos podem ser mitigados com métodos modernos de análise preditiva através da engenharia de simulação.

Os softwares da ANSYS permitem avaliar esses impactos com soluções para área estrutural e fluidodinâmica, assim como para a dinâmica das partículas (Mechanical2, Fluent3 e Rocky4), podendo aplicar a integração entre essas soluções para análises mais complexas. Na previsão de poluentes atmosféricos, que envolve o escoamento de partículas no ar, é aplicado o Fluent para prever taxas de emissão em pilhas de minérios5, entre outros fatores de segurança, como em um exemplo da mineração de salmoura6, em que o Fluent é utilizado para indicar taxas de evaporação e precipitação,.

Para as análises estruturais com o Mechanical, a indústria de mineração busca reduzir o tempo de desenvolvimento de maquinários e o custo com protótipos físicos7, permitindo aos engenheiros que simulem os esforços estruturais das máquinas e avaliem processos de fadiga. Da mesma forma, o Rocky impulsiona a simulação na indústria de minérios ao considerar o formato real dos elementos granulares e, com isso, analisar forças de interação entre as partículas com a estrutura, como de tratores, moinhos e esteiras, que possibilitam modelar a quebra dos elementos em fragmentos menores. Ainda, com os resultados do Rocky são indicadas as regiões com entupimento e baixa velocidades de escoamento que demandam a otimização da geometria.

As aplicabilidades da simulação na indústria de minério são muitas e, em específico, o ROCKY traz os recursos necessários para aumentar a produtividade, segurança e eficiência dos maquinários:

  • Maior produtividade:
    Com o ROCKY é mais fácil prever o tempo de desgaste das estruturas em contato com particulados de minério, identificar regiões com obstrução do fluxo e realizar modificações necessárias para diminuir custos de manutenção e tempo com paradas no processo da indústria.
  • Maior eficiência e qualidade:
    A dinâmica de multi corpos do ROCKY simula elementos com diversos tamanhos e, em grandes quantidades, com menor tempo de processamento dos resultados, por conta da tecnologia de multi gpu.
  • Vantagens do ROCKY:
    Partículas com formatos reais
    Tecnologia de processamento com Multi GPU
    Integração com Fluent e Mechanical
    Modelos de quebra das partículas
    Análise da dinâmica de multi corpos
  • Benefícios do ROCKY:
    Otimização de projetos de engenharia
    Aumento da eficiência, segurança e qualidade
    Redução de riscos e custos
    Redução de tempo de parada para manutenção e desenvolvimento de projetos

Queremos ajudá-lo com a implementação de métodos mais inovadores para o mercado e que permitam equilibrar os desafios com menor custo e tempo, entre em contato conosco e obtenha mais informações com um de nossos especialistas.

Texto escrito por Isabela Franco Costa, Consultora CAD CAE na Integral Latam, uma empresa do Grupo 9altitudes.

Referências:
1 https://www.amig.org.br/noticias/desafios-da-mineracao-no-seculo-21
2 https://www.ansys.com/products/structures/ansys-mechanical
3 https://www.ansys.com/products/fluids/ansys-fluent
4 https://www.ansys.com/products/fluids/ansys-rocky
5 https://www.esss.com/biblioteca-tecnica/artigo-emissao-particulados-minerios-cfd/
6 https://www.ansys.com/blog/mining-resource-recovery-from-desalination-industrial-brine
7 https://www.esss.com/biblioteca-tecnica/case-resemin/