A Timoney Technology desenvolve suspensões inteligentes que permitem que os veículos viajem mais rapidamente em terrenos sinuosos sem exceder as regulamentações para vibrações. Para maximizar a produtividade nos campos de construção, operadores desejam pilotar os caminhões basculantes off-road na maior velocidade possível. Porém, viajar em terrenos rugosos em maiores velocidades podem resultar em vibrações ocupacionais excessivas.
Fonte: Ansys
Quais os problemas relacionados a vibração em caminhões?
A vibração ocupacional é desconfortável e pode causar sérios problemas de saúde, como degeneração da coluna vertebral. Além disso, o risco de acidentes é maior com vibrações elevadas, já que os condutores não possuem total controle dos veículos enquanto estão se movimentando devido as vibrações.
Por esses motivos, a correlação entre o conforto do operador e a magnitude de vibração são fornecidas na ISSO 2631, e a European Community Human Vibration Directive 2002/44/EC define limites de aceleração para o condutor, como também o limite de exposição diária total de vibração.
Solucionando problemas e maximizando a produtividade
A Timoney Technolgy resolveu o problema de vibração excessiva com uma patenteada Suspensão independente de duplo braço oscilante que desacopla as cargas assimétricas nas rodas, consequentemente reduzindo as acelerações verticais e horizontais.
Como resultado, os caminhões com condução mais suave podem viajar de forma segura através de terrenos rugosos com velocidades superiores, consequentemente aumentando a produtividade e lucratividade dos campos de construção da empresa.
Desmistificando o processo de desenvolvimento das suspensões
Devido a grande complexidade estrutural das suspensões independentes, elas são altamente customizadas para cada modelo de veículo. Os engenheiros devem tunar as suspensões desenvolvendo montagens de peças que isolem os severos carregamentos em cada roda. As tensões de todas as peças principais da suspensão são analisadas utilizando o software ANSYS Mechanical.
Tipicamente utiliza-se um processo iterativo no qual o modelo CAD é importado do SolidWorks para o ANSYS Mechanical, as análises são feitas e as mudanças apropriadas são feitas no modelo CAD para reforçar áreas com altas concentrações de tensões enquanto material é removido de áreas com relativamente baixas solicitações. O processo é repetido até que o design ótimo é atingido aumentando a performance e confiabilidade enquanto otimiza tamanho e peso.
Em um projeto recente, a tecnologia do ANSYS Mechanical foi fundamental para reduzir o peso total de um produto da Timoney de 4.3 para 2.6 toneladas métricas, aproximadamente 40% de redução de peso que reduziram os custos de produção e aumentaram a capacidade da carga do caminhão. Esse efetivo processo de simulação é essencial para atingir os requisitos de design e maximizar a produtividade dos caminhões em campo.
Quer saber como você pode aplicar as ferramentas ANSYS para maximizar os resultados da sua empresa? Entre em contato com um especialista!
Fonte: revista Advantage da Ansys, matéria Taking the Shakes Out of Construction Trucks.