A maioria das pessoas já ouviram falar sobre a gestão do ciclo de vida do produto (PLM), mas na verdade não sabem exatamente o que é ou o que faz.

A função primária do PLM é a gestão de dados do produto (PDM). O PDM serve de espinha dorsal para a maioria dos sistemas de PLM e fornece três recursos importantes, ajuda as empresas a controlar os dados do produto, permite o acesso fácil e seletivo à informação e fornece um mecanismo de partilha de dados com os colaboradores dentro da organização passando por todos os departamentos.

O poder real da tecnologia PLM não vem das capacidades individuais, mas sim da sua capacidade de integração. O PLM auxilia as empresas a ter uma visão coesa e holística dos produtos e dos processos relacionados com os produtos. Manter a informação do produto centralizada, fornece às empresas eficiência ajudando-as a gerir melhor o impacto das mudanças, quer seja ao nível do produto ou do seu processo de desenvolvimento, possibilitando-as gerir a complexidade dos produtos desenvolvidos nos dias de hoje, o que inclui a mudança para produtos inteligentes e conectados orientados para sistemas que combinam recursos mecânicos, eletrónicos e de software.

O PLM faz a gestão de produtos, listas de materiais, informações relacionadas com o produto (ficheiros CAD) e gere também as relações complexas entre essas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *