Impacto de IoT na fabricação

A quantidade de coisas conectadas à Internet já excede o número de pessoas no planeta e estamos no caminho certo para ter até 50.000 milhões de dispositivos conectados no final da década. Para os fabricantes, as implicações da emergente “Internet das coisas” são enormes.

De acordo com um relatório recente do McKinsey Global Institute, a Internet of Things (IoT) tem o potencial de liberar até 6,2 bilhões de dólares em 2025. A empresa espera que entre 80% e 100% de todos os fabricantes usem Aplicações IoT para essa data, com um potencial impacto econômico de 2,3 trilhões de dólares apenas para o setor de manufatura global. O surgimento da Internet das coisas tem sido impulsionado pela convergência das forças do mercado e pela inovação paralela das tecnologias habilitadoras.

Para capturar esta grande onda de oportunidades de criação de valor, os fabricantes têm uma necessidade urgente de repensar quase tudo, desde a forma como os produtos são criados para como eles funcionam e são reparados. Eles são aqueles que não ponham em perigo a sua vantagem competitiva atual.

 

IoT é formado por três componentes básicos:

  • Um conjunto de produtos inteligentes e conectados, sistemas de produtos e outras “coisas”.
  • Essas “coisas” são conectadas através de uma infraestrutura de comunicação semelhante à Internet.
  • As infra-estruturas de comunicação estão ligadas a infra-estruturas informáticas que estão criando novas formas de valor.

Produtos inteligentes e conectados na Internet das coisas

A frase “Internet das coisas” surgiu para descrever esse crescente número de produtos conectados à Internet e reflete as novas oportunidades que representam. Mas esta frase não serve para entender o fenômeno ou suas implicações. Se envolve pessoas ou coisas, a Internet é apenas um mecanismo para transmitir informações. O que torna este transformador não é a Internet, mas a natureza mutável das “coisas”, os próprios produtos. São as novas capacidades de produtos inteligentes e conectados, e os dados que geram, que abre a porta para uma nova era de competição.

Alguns sugeriram que a Internet das coisas “muda tudo” (isso soa assim?), Mas esta é uma simplificação excessiva e perigosa. Como a própria Internet, produtos inteligentes e conectados criam um novo conjunto de possibilidades tecnológicas. Mas as regras de concorrência e vantagem competitiva permanecem as mesmas. Explorar o mundo dos produtos inteligentes e conectados exigirá o conhecimento dessas regras mais do que nunca.

Transformação de negócio com produtos inteligentes e conectados

De acordo com os relatórios do setor, estamos acelerando o avanço em direção a uma “Internet das coisas”, que incluirá até 50.000 milhões de produtos conectados no final da década. Neste novo mundo, todos os tipos de sensores, etiquetas e controles serão parte do processo de fabricação e produtos inteligentes que os fabricantes fornecem. Esta transformação está tomando forma em todos os setores de manufatura.

Para empresas de manufatura, as implicações são enormes. Historicamente, eles perderam o controle de seu produto uma vez que sai da fábrica. Com produtos inteligentes e conectados, os fabricantes podem experimentar o verdadeiro gerenciamento do ciclo de vida do produto em loop fechado, onde podem rastrear, gerenciar e controlar informações sobre produtos em qualquer fase do ciclo de vida, a qualquer momento e em qualquer em qualquer lugar do mundo. Isso permitirá que os fabricantes:

  • Acelere a inovação em produtos inteligentes
  • Expandir os recursos do próprio produto e associados
  • Fornecer um novo valor através de serviços integrados ao longo do ciclo de vid

No entanto, a criação de produtos inteligentes e conectados não é fácil. Para aproveitar esta oportunidade, os fabricantes devem avaliar a estratégia de sua empresa em todos os aspectos, desde o design do produto até a aquisição, produção, vendas e serviços. Os fabricantes devem poder coletar e responder com segurança aos clientes, fornecedores e, agora, aos dados do produto. A longo prazo, esses dados exigirão o desenvolvimento de recursos analíticos avançados. A necessidade mais imediata será os sistemas que suportam monitoramento remoto, operação e otimização do produto.

Para enfrentar esses desafios, a PTC usa a plataforma ThingWorx, que permite o rápido desenvolvimento de aplicativos que conectam de forma segura os fabricantes com suas fábricas, produtos e ambientes de serviço pós-venda. Essas aplicações permitem que o usuário compreenda e gerencie facilmente o desempenho e os dados de uso de produtos inteligentes para contribuir para o desenvolvimento contínuo de produtos, garantia de qualidade e gerenciamento de serviços, o que gera maior valor para o fabricante e seus clientes.